14Niemeyer ; um grande livro sobre o arquiteto que a partir das curvas femininas, do não- todo constrói formas inéditas que se confundem com as cidades, com a cultura do Brasil e as cidades onde trabalha. Quem colhe atualmente os frutos de seu trabalho sempre original agora é Niteroi.Um grande livro  sobre o criador do palácio da Alvorada e o museu de Arte contemporânea  foi em setembro de 2009 editado por Assouline.

Grande número de projetos feitos para o Rio de Janeiro pelo arquiteto não foram construídos. Deveriam sê-lo, como o projeto do Odeon parao parque do Flamengo, que daria ao Centro do Rio uma sala para música que a Cidade merece, ao lado do Museu de Arte Moderna. Os herdeiros de alguns arquitetos se oõem a certas obras, o que é uma insensatez nacional, como a prática dos administradores de não concluirem importantes obras iniciadas por seus predecessores.
Neste imenso livro Mathieu Salvaing fez as fotos que Niemeyer compara as de Gautherot.
No alto uma variação pictórica do Walt Disney Concert Hall de franz Ghery que fiz a partir dos desenhos do arquiteto para o projeto e de imagens do próprio monumento.

Tags: , , ,