MICHEL FOUCAULT-PORTRAITOrganizei o sexto volume dos Ditos e Escritos de Michel Foucault, que iniciam uma nova série,  tendo em vista aspectos da conjuntura política internacional de hoje e também do contexto brasileiro. Em fase de publicação pela Forense Universitária.

  Neste  volume editamos uma série de textos em que Foucault antecipou as questões essenciais de nossa atualidade : a questão islâmica  a partir da revolução iraniana, a emergência e a importância da China a partir dos problemas e impasses da revolução cultural, a própria questão da revolução e do direito a insurreição, a divisão da Europa pós-Yalta, a crise do “ socialismo real “ na Europa Ocidental, a emergência de um direito dos governados- que constitui uma nova declaração dos direitos do homem-,  a importância crescente da questão das migrações  e dos direitos dos refugiados a partir do problema dos boat-people do Vietnã.   Em alguns destes textos surge  a questão do bio-poder e do racismo e a importância crescente do império das normas. Uma outra importante problemática é  da  investigação sobre as diferentes modalidades históricas da subjetividade frente as técnicas contemporâneas  de esvaziamento do sujeito e  a crítica das figuras identitárias fixas.

Fazem parte ainda deste volume textos ou falas que tratam da questão da justiça e da penalidade a partir do caso Jaubert, o debate com os maoístas franceses sobre o problema do tribunal e da justiça burguesa, a resposta a Domenach sobre os problemas ligados a introdução do conceito de descontinuidade na história , a questão da governabilidade e o direito dos governados e ainda a grande entrevista com Duccio Trombadori que é uma   autobiografia intelectual de Foucault, como notou Daniel Defert.

 

 Resumindo: uma longa sequência sobre o Irã,  uma discussão sobre aChina com K. S. Karol , a crise da Europa do Leste,  a emergência daespiritualidade política, justiça são alguns de seus temas.DSC00549

A imagem ao lado é uma variação que fiz da Infanta Marguerita tratada por P. Picasso.

Tags: , , ,