ADLKFVYCA0C0JI2CARHM0MFCA9W9V1UCANXOHXCCAP6Z9K3CAVVIP0FCAO9R11PCA7LSF88CAR9EHUOCAGYIK0VCA8TC98BCAWX47NFCAUOABUACA9Z5HDYCAO2GAXGCANRON1ACA72WZQVCAB7D7CPScipione_-_Gino_Bonichi-_opera3-e2627800px-Museu_Oscar_Niemeyer_7_Curitiba_Brasil A contingência no amor é um elemento deste filme de James Gray que se passa entre o Brooklyn e Lincoln Center em New York.

 Drogas, tentativas de suicidio,  incompatibilidade sangúinea, disturbío bipolar , aborto.  A experiência amorosa  de um homem entre três ou quatro mulheres se dá aprentemente no registro regulado pela ciência, isto é por diagnósticos médicos, sejam de ordem biológica ou psiquiátrica. Mas a narrativa tem como centro um sujeito, Leonard  Kraditor , membro da comunidade judaica de nova-york. Uma parte de sua vida é ritmada pelo modo de vida da comunidade bar mitzvah, rosh hashana, combinações de casamento. Há a  mãe -Isabela Rosselini – e uma primeira noiva – Anne Joyce- que abandona Leonard depois de descobrir que não podem ter filhos. A isto se sucede uma tentativa de suicídio,  numa ponte no Brooklyn, narrada por Leonard a Sandra no seu quarto, que lhe oferece proteçâo, amor e fidelidade.Mas há um outro encontro de Leonard com o gozo feminino,  com a loura consumidora de drogas, amante do chefe do escritório que o leva para o cenário iluminado da Ópera em Lincoln Center – de que se ouve apenas a música de Manon Lescault.

Ele, que deseja ser fotógrafo, trabalha parcialmente  na lavanderia do pai. O encontro com esta  outra, Michelle, nos corredores do prédio, sua vivinha dos fundos,   prossegue com os olhares pela janela- uma vez ela lhe mostra o seio a noite do alto O locus simbólico desta relação se dá  no cenário desnudo e secreto e por isto  impressionante na cobertura do edíficio, uma espécie de cenário de amor a moda do morro dos ventos uivantes, lugar onde uma paixão impossível para ele se desenrola. Ele acompanha Michelle a um hospital onde ela realiza um aborto, fruto de uma gravidez que não ousara confessar ao amante.

 A história começara com uma tentativa de suicídio e se termina com a luva  que ele reencontra na agua para onde caminhara-presente e prova de amor da namorada Sandra. A virada feliz, se dá , podemos dizer assim, depois que uma tentativa de ir clandestinamente para San Francisco fracassa porque Michelle se reconcilia com o amante que promete abandonar a mulher por ela.

A luva abre o caminho para o anel que comprado para Michelle vai ser entregue a Sandra, depois que lançado o primeiro ao mar ele reencontra a luva o objeto-agalma que Sandra endereçara a ele. E que chega a seu destino.

No alto o museu Niemeyer em Curitiba. Ele lembra um quadro de Magritte.

Tags: , ,