armas+do+imperio210px-Maria_Theresa_Wife_of_Louis_XIV,_with_Her_Son_the_Dauphin_Louis_of_France,_Pierre_Mignard_(1661)dedicado a Priscilla Lundstedt

 Consumido na corte espanhola, depois a Itália e nos países baixosdepois que os espanhois conquistaram o México, ele vai conhecido inicialmente como um remédio.Foi na corte da de Louis XIV,  que através da rainha Marie Therese , de origem espanhola que o chocolate, um dos mais deliciosos prazeres da boca, foi introduzido na França. Oschocolates de Madrid, Cadix e Saint Malo eram os ais valorizados. Um acontecimento  na corte do rei sol foi a oferta de uma chocolatière de prata pelo embaixador doSião em 1686.

No Brasil, o café veio da Guiana Francesa, e foi Francisco de Mello  Palheta quem o trouxe. Foi inicialmente cultivado  no Pará e depois nos morros do Rio de Janeiro. O café desenvolveu-se no Vale do paraíba fluminense e depois já com trabalhadores livres em São Paulo.

Nas armas do Império do Brasil estavam folhas de café e de fumo.

Esta dupla referência ao café e ao chocolate eu a escrevi porque indo com Marie Helene Brousse e Márcia Mello visitar o Mac, o caminho Niemeyer e almoçar no restaurante Olimpo, em Charitas, obra com a mais belea vista do Rio constúído também por Niemeyer ainda na barca cortando a baia falamos eu sobre a vinda do café para o Rio e Marie Helene sobre a entrada do chocolate no reino de Luis XIV, trazido por sua mulher. A referência usada por Marie Helene é o Dictionnaire du Grand Siècle de François Bluche, referido por JAM quanto a história dos jesuitas.

Tags: ,