Trabalhos de ARPAD e VIEIRA DA SILVA sobre sábios que revolucionaram a agricultura. De Aristóteles a Darwin, Pasteur e Mendel.

Quando da administração Heitor Grillo sua esposa, a poetisa Cecília Meirelles, convidou Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, seu marido, para trabalharem na Universidade Rural que iria se inaugurar. Retratos de sábios foram encomendados para ilustrar as salas de pesquisa e aulas da Universidade. Arpad trabalhou nos retratos com a ajuda de Vieira. Entre os retratados estavam Aristóteles, Lavoisier, Cuvier, Pasteur, Darwin, respectivamente fundadores de disciplinas científicas como a história natural, a química, a anatomia comparada, a microbiologia e a teoria da evolução. A estes se somaram europeus que tiveram importante papel na história da ciência no Brasil como Saint Hillaire, Martius, Fritz Muller, Van Hart, além do Professor Prado. O retrato do Professor Prado permanece no acervo da Universidade Rural.

Vieira da Silva colaborou com Arpad na criação da série. Suas telas estão entre as das pintoras de mais alto valor do mercado internacional de arte. Sua composição “Le reve” alcançou por Sotheby ‘s o valor de US$475.000 em 3-XII-1987.

ISMAILOVITCH – biografia estética da fase de Constantinopla do pintor russo e alguns de seus trabalhos: fotos e telas de Istambul e cópias da pintura bizantina da igreja de Kariye Camii, criada no século XIV por Theodore Metochites.

DSC07875