Arquivo para fevereiro de 2012

Por que tantos incêndios e explosões .

Incêndios na Antártida, explosões em submarinos , em bueiros, em favelas em São Paulo. Enchentes diluvianas que inundam a cidade depois de meia hora . Motivos múltiplos, incompreensíveis ou inaceitáveis. O fogo vai ceifando vidas aqui e ali. Uma explosão matou no passado a maior parte da equipe brasileira de uma estação de lançamento de foguetes no Nordeste. Agora é a estação na Antártida. Será que no Brasil não se cuida da segurança em coisas sensíveis e complexas. Que não há o mínimo de disciplina. Ou o imponderável, a casualidade,a fragilidade explicam tantos acidentes. É preciso não esquecer que o Butantã também pegou fogo.Um incêndio na Presidente Wilson começa em São Paulo numa favela.O corpo de bombeiros já está presente.
Sem dúvida os que no Nordeste e na Antártida se foram eram uma parte humana preciosa da ciência brasileira. Até quando tanto esforço perdido?

Marine Le Pen se lança como candidata do Ruralismo

A política da extrema direita francesa que pretende expulsar os imigrantes da
França e que foi na Àustria recentemente a uma festa neonazista segundo o ministro do interior da França quer fazer um retorno a França Rural.

A Academia de Cinema e os Oscars de 2012

Entre a comemoração do passado e a política

Quatro filmes definem o cenário das premiações deste ano.Há de um lado o filme françês The Artist e a Invenção de Hugo Cabret. E do outro os prêmios para a separação, filme iraniano e “A dama de Ferro” , a história de Margareth Tatcher que deu a Meryl Streep pela terceira vez o prêmio de melhor atriz.
.O inicio do cinema depois de mais de cem anos fascina Hollywood. Dois filmes são o exemplo disto. um filme françês O Artista e O mistério de Hugo Cabret dirigidos por Martin Scorcese. Michel Hazanavicius que já ganhara cinco prêmios da academia de cinema françês, o César com melhor filme, melhor cenário, melhor música ( de Ludovic Bourne, melhor imagem( Guillaume Schfiman), melhor atriz (Laurence Bejo , melhor diretor. O critico do le monde considerava esta premiação uma mensagem a Academia de Hollywood. Dujardin que não foi premiado na Croisette, o foi em Los Angeles. Como o cenário é americano este filme estava endereçado a Holllywood o que explica não ter sido o maior sucesso de publico na França. O horrível La guerre est declaré foi preferido pelos espectadores lá.
Mas o cinema feito em 2011 não tratou apenas do inicio da sétima arte. Há a comédia dramática dos Descendentes em que George Clooney concorre ao prêmio de melhor ator. Há a música de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes para a animação que fez do Rio seu cenário com Santa Tereza, escolas de samba e uma busca por um pássaro roubado seu locus imaginário.
O Irã com A separação é também objeto de atenção especial. Numa Teerã moderna um conflito singular desencadeia uma busca da verdade que mostra como a divisão subjetiva existe também no Islã, mesmo que sua relação com a verdade, com o dizer verdadeiro seja diferente do mundo ocidental.O que se vota aqui não é a suposta nuclearização de Teerã , mas outra coisa, o cinema iraniano que depois da revolução interessou todo mundo. O diretor falou da riqueza da cultura iraniana dedicando a ela seu filme quando a areia da política lançava sombra no Horizonte. O filme venceu um concorrente Israelense .Israel parece pensar num preemptive atack on Iranian nuclear installations.O prêmio para este filme é uma resposta da cultura a ameaça da guerra.
A dama de ferro onde Tatcher aparece no fim da vida conta com a performance sempre impressionante de Meryl Streep.Mas premiar Tatcher numa época de crise para as grandes economias é como apoiar as políticas do partido Republicano e um dos sucessores de Reagan, um pouco um discípulo de Tatcher.O Oscar é também e muito um acontecimento estético-político. De qualquer forma o filme não foi premiado mas a melhot atriz foi Meryl Streep que declarou que aquela seria a última vez a subir ao podium. E que disse brincando o que diz a voz do Outro social para ela ” Mas como!? mais uma vez ela.
Para o prêmio de melhor Ator coadjuvante, concorreu Brad Pit em o homem que mudou o jogo. Além de outros, entre os quais o vitorioso Plummer.Este filme ainda não vi.
Para o prêmio de melhor diretor concorrem Hugo Cabret, The artist
Hugo Cabret deu 5 prêmios para Scorsese fotografia., entre outros.Prêmios que concernem à área técnica.. Scorsese dirige a coleção de DVDs , a melhor seleção de obras do Cinema Mundial The Criterion collection:
A Academia tem 6000 membros.É mais que o número de membros da AMP. Mas o nosso jardim de Academus é mundial e não está localizado nem em Los Angeles nem em Atenas. Melhor trilha sonora o artista Hugo Cabret horário Shore a o espião que sabia demais as aventuras de tim tim o prêmio de trilha sonora de The Artist. O prêmio de canção original em que concorrem Carlinhos Brown e Sérgio Mendes. Indicados música dos muppeys rio com música .O resultado decepciona o público brasileiro. é perdeu o Brasil Ganhou a música dos Muppets. Ao Prêmio de roteiro concorrem os descendentes Cabret, Clooney tudo pelo poder , o homem que mudou o jogo ; o espião que sabia demais .Oscar Alexandre Payne de os Descendentes. Midnigth in Paris a separação !
woody allen ganhou o prêmio de de Melhor roteiro original.prêmio fez odisséia no espaço. Missão Madrid Melhor curta pentecostes the Shore time free Atlântico ganha curta the Shore amigos da nova zelandia
Acordo de paz na Irlanda documentário em curta the barbef of burnighan incidente in Bagdá tsunami Oscar para cirurgião plástico Sabino face rostos queimados heróis a que trabaalham no Paquistão melhor curta de animação lá luna Morning stroll wild life curta Oscar the fantástico flying do books. Willian joyce.Concorreram a
Melhor diretor Scorsese the artist os descendentes woody Allen the tree of Life. Ganhou o prêmio de melhor diretor The artist. Uma interpretação :será que ganha a nostalgia ou o amor ao cinema? Neste ano faleceram
Cacoyanes e também Sydney Lumet que fez um estraordinário filme sobre Frank Gehry.
Como melhor ator ganhou Jean Dujardin . Quanto a este filme, o grande vencedor deste ano, nâo é apenas pensar o que é possível com o novo aparato técnico na hora do hipercinema.Concorreram a melhor atriz Meryl Streep e uma outra que representou Marilyn Monroe. Ganhou Meryl Streep
o melhor è a amizade é o Amor
Melhor filme concorriam Hugo Cabret the artist Descendentes.
Tao longe tao perto hist cruzadas meia noite o homem que arvore da vida cavalo de guerra Náo se trata de perplexidade homenagea Jean foret, Um filme francês . o vencedor dedica a mulher o prêmio A tela global não põe fim ao cinema. É outra coisa 3D é o hipercinema.
Na premiação do melhor roteiro adaptado os premiados A lessandro Payne, Foxton e imitaram a pose de Angelina Jolie que no seu vestido Versace exibia a perna. Ela quase chorou com esta imitação cruel.

Lista dos prêmios

1- melhor filme – The artist
2- melhor diretor- Michel Hajanavicius
3- melhor ator- jean Dujardin-“The Artist”
Melhor atriz – Meryl Streep- The Iron Lady
Melhor ator coadjuvante Christopher Plummer
Melhor atriz coadjuvante- Octavia Spencer “The Help”
Melhor trilha sonora The artist
melhor mixagem- Hugo
melhor roteiro: Woody Allen Midnight in Paris”

Melgor roteiro adaptado Os descendentes
Melhor direção artística Hugo Cabret
melhor fotografia Hugo Cabret
melhor maquiagem The Iron Lady
Melhores efeitos especiais Hugo Cabret
Melhor desenho animado
Melhor curta
Melhor curta documentário
Mehor vestuário -The artist
Melhor documentário

LEILÃO DE SORAYA CALS em MARÇO DE 2012

Nos dias 6, 7,8, 9 e10 de março a noite se realizará o leilão de Soraya Cals, primeiro deste ano. A exposição se fará do dia 28 de fevereiro a 5 de março.Com muitas peças da coleção de Astrid Monteiro de Carvalho e Linneo de Paula Machado este leilão se caracteriza por um grande número de peças de porcelana chinesa da companhia das Índias,peças de prata, mobiliário, além de pintura moderna e conteporânea.Mas um conjunto também importante de telas de Marinhas de Castagneto.Do século dezenove ao começo do século vinte há Batista da Costa, Antônio Parreiras e outros…
Do século XX há Jorge Guinle, Fukushima, Vieira da Silva, Flexor e ainda Wanda Pimente el Manabu Mabe, Cícero Dias.
No primeiro leilão, hoje há que ressaltar as porcelanas da Companhia das Indias, daE série dos pavões, Chien-lung que alcançaram algumas vezes preços quatrocentos por cento maiores do que o lance inicial.
Amanhã a pintura inicial é uma figura feminina de Di Cavalcanti , cujo preço inicial é o mais alto do leilão.Mas pode ser que o António Bandeira o ultrapasse. Não foi o que aconteceu, posso dizer. O Bandeira não ultrapassou os oitenta mil..

Guggenheim Veneza – a coleção

Em Veneza está a coleção de Peggy Guggenheim.Casada com Max Ernst em sua autobiografia se nomeou adita a arte! Sem dúvida um sintoma, no sentido de que uma coleção é também uma obra.Em 1938 Peggy inaugurou uma galeria de arte moderna em Londres Guggenheim Jeune representando artistas como Cocteau, Kandinsky e Tanguy? Ela foi orientada por Herbert Read e Marcel Duchamp e rapidamente passou a dispor de uma importante coleção de obras surrealistas e abstratas.

Peggy e o Surrealismo.

Nascida na aristocracia judaica de New York Peggy partiu para a Europa na década de 1920 no momento em que o surrealismo irrompia. Ela vai conhecer alguns escritores do movimento. Sua participação ativa vai tomar forma quando ela vai abrir uma galeria de arte em Londres em 1938. Ela vai entrar em choque com a curadoria do Guggenheim de New York poque a baronesa Hilla Rebay opunha-se a associação do nome Guggenheim com a comercialização da arte . Hilla chamou esta associação extremely distasteful “, quando o nome Guggenheim para ela “stands for an ideal in art”.Além disto o nome da galeria Guggenheim le Jeune prestava-se a ambigüidade, fazendo supor que Peggy era filha de Solomon, patrona da Arte não-objetiva em New York quando na verdade ela era sua sobrinha. O centro das obras expostas na Galeria em Londres eram esculturas e pinturas surrealistas.
Peggy pensou em fundar um museu em Londres em 1939, mas a guerra tornou esta proposta inviável. Ela deslocou-se para Paris.Até o momento da queda da capital francesa, Peggy reuniu uma impressionante coleção de obras modernas a partir de 1910.
As obras selecionadas por Peggy compreendiam peças de Jean Arp, Salvador Dali e Max Ernst todas centradas no corpo, na sexualidade e no desejo feminino. Formas ou fantasmas da figura da mulher como a mulher fatal e a mulher criança compunham os fantasmas surrealistas do sujeito feminino.
O sonho era uma dimensão da experiência surrealista e a Traumdeutung de Freud era uma importante referência para Breton, teórico escritor e formado em psiquiatria.
Obras como L’enfant carburateur de Francis Picabia, La Baignade de Pablo Picasso de 1937, ou ainda de Jean Arp Tête et coquille são emblemáticas da coleção de Peggy neste momento.Ou ainda de Brancuci Maestra ou L’Oiseau dans l’espace.E de Giacometti as duas figuras da mulher Femme egorgé e Femme debout.
De Magritte há o extraordinário Lavoix des airs e de Dali Lá naissance des désirs liquides onde a referência freudiana é explicita.Quando Paris caiu Peggy deslocou sua coleção para o Sul da França.Voltou a New York e ajudou Max Ernt a escapar.Ele estava numa situação difícil pois fora detido como inimigo interno.Ambos chegaram a New York em julho de 1941.
.

Guggenheim – No Museu em Nova York -as obras –

josef ALBERS HOMAGE TO THE SQUARE GUGGENHEIM NEW YORK

josef ALBERS HOMAGE TO THE SQUARE GUGGENHEIM NEW YORK

1-
A coleção do Museu pre-existe ao em parte ao edifício ,projeto de Wright. Em 1929 Solomon Guggenheim começou a colecionar pintura moderna. Entre as suas aquisições estavam obras de Kandinsky, Klee e Chagall.Ele foi guiado pela baronesa Hilla Rebay von Ehrenweisen. Guggenheim foi apresentado a Kandinsky por Hilla em Dassau no seu estúdio na Alemanha. Guggenheim comprou vários quadros de Kandinsky e também obras em papel. Ele vai adquirir mais de cento e cinqüenta obras de Kandinsky. A coleção de Solomon ficou instalada no Hotel Plaza em New York onde ele morava. Algumas exibições foram feitas para o público. A baronesa Rebay organizou uma exposição consagrada a pintura”não-objetiva” que esteve em Baltimore, Charleston e Filadélfia. Em 1937 forma-se a Fundação Guggenheim para o” encorajamento e a promoção, a educação na arte e o esclarecimento do público.”. A Fundação podia gerir ou mais museus. Solomon Guggenheim foi eleito como primeiro Presidente.Coube a baronesa Rebay a função de curadora.
A Coleção
e1-Marina Abramovic vídeos que se referem ao corpo e a performances
1-2-Vito Acconsi -exploração do sujeito através de fotografias, vídeos, filmes, instalaçōes e arquitetura.
josef Albers que do Bahaus foi para os USA -na coleção Homage to the Square
Archipenko
Hans Arp
2
Louise Bourgeois

4-George Braque. Cubismo – Óleos- Violino and palette e Piano e Mandola

Marcel Duchamp Nasceu em Blonville morreu em Neully em 1968.
11

Anselm Kiefer – Nasceu na Alemanha em Donaueschingen. Nasceu pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial.Preocupou-se com a divisão da Alemanha e os efeitos da Guerra Moderna.

Ernst Ludwig Kirchner
Paul Klee
Três melindre
Franz Kline
Oskar Kokoschka
Joseph Kossuth
Januís Kounellis
Fratisek Kupka

Wifrido Lam
Fernand Léger
Sol LeWitt
Roy Lichtenstein
El Lissitzky

Eva Hesse
Vasily Kandinsky
Ellsworth Kelly
1-5- Kazimir Malevich
5 Edouard MANET- Diante do Espelho e Mulher com vestido de noite
1-Mangold Mapplethorpe
-Franz Marc -Nasceu em Munique e morreu em Verdun em 1916.
Brice Marden –
Agnes Martin – nasceu em Maklin no Canadá em 1912. Observou o deserto por volta de 1940 no Novo México de onde extraiu seus experimentos abstratos.
Henri Matisse – o museu possui o quadro A Mulher Italiana de 1916.diz Matisse que ele se interessa pela figura humana. não por natureza mortas ou paisagens.
Messenger – Começou seu trabalho nos momentos que antecedem a explosão de 1968.
Miró -Vista de Prades é uma das telas de Miró no Museu.
Modigliani Jeanne Hébetuene dum Nu são duas peças de amedeo Modigliani no Museu Solomon Guggenheim .
– Moholy- Nagy
– Mondrian
Motherwell Inspirado por Stephane Mallarmé. Seu expressionismo abstrato manifesta a experiência da perda.

5 Mário Merz Unreal cita que é uma expressão de T. S. Eleito no seu poema Waste Land é uma importante obra de Merz no Guggenheim.”o I glúten funciona como um hemisfério moldáveis, transparente e luminoso. trata-se de um estudo da transparência e da luz.

6- Nauman
Isamu Noguchi
Claes Oldenburg
Francis Picabia

6-Picasso78_2514_59_ph_web
7-Camille Pissarro
Michelangelo Pistoletto
Jackson Pollock
Popova
Puryear

8- Robert Rauschenberg
Ad Reinhardt
Gerhard Richter
Fatia Ringgold
Mark Rothko
Henri Rousseau
Robert Ryman

9- David Salle
Egon Schiele
Kurt Schwitters
Richard Serra
Georges Seurat
Gino Severini
Cindy Sherman
David Smith
Kíki Smith
Robert Smithson
Haim Steinbach
Frank Stella
Clyfford Still
Thomas Struth
10
Cy Twombly
11
Vincent van Gogh
Bill Viola
12
Andy Wahrol
9- Zori. Comprei o guia da coleçâo Guggenheim from A to Z, pela Amazon.com.

IMAGEM, SÍMBOlO e TOPOLOGIA TRIUNFAM NO CARNAVAL

UM TOPOS INÉDITO Na COMISSÃO DE FRENTE
Um ginasta romeno contribuiu com seu saber e domínio do corpo associado a o uso de fantasias contráteis ,móveis a introduzir um elemento de invenção e surpresa no desfile da campeã do carnaval este ano.Priscila Mota e Rodrigo Negri tiveram importante papel no desfile, como já ocorrera antes com a comissão de frente em 2010
O DESFILE De SÁBADO
Desfilam hoje seis escolas.A vencedora desfila em último lugar. A Unidos da Tijuca obteve 299′,9 pontos.
SENTiDO DA COROAÇÃO -SÍMBOLO E IMAGEM
O enredo faz do desfile um momento forte da figuração do poder :a coroação como eram as entradas do rei na cidade, os casamentos, os enterros e mesmo os anúncios do nascimento reais. Era a face simbólica do corpo do Rei. No Carnaval com sua tradicional inversão subversiva , o Rei é Momo, a FOLIA. Aqui a cultura popular toma a forma do S1, do significante mestre a realeza. É a cultura popular elevada ao nível de símbolo de metáfora do poder com uma carga múltipla, simbólica, imaginária e real.
O quadro analítico que julga as escolas e também as organiza, lhes dá ossatura e forma se desdobra em Mestre sala, Porta bandeiras, fantasias, conjunto, evolução, alegorias e adereços, harmonia, bateria, enredo e samba enredo. A comissão de frente sob a batuta dos coreógrafos Priscila Mota e Rodrigo Negri teve importante papel este ano como já tivera em 2010 ao abrir de forma inédita o desfile.
O nordeste teve seu lugar no desfile com o enredo cordel branco e encantado da Acadêmicos do Salgueiro. Era quase o nome de uma novela para a qual Gilberto Gil escreveu e compôs uma cação memorável. A Bahia com sua multiplicidade cultural, com o candomblé e os deuses do panteão afro-brasileiro estava lá No desfile da Vila Isabel.Além do cordel que foi como eu disse o tema do Salgueiro.

Conversa com Maria Augusta – a quem Guimarães Rosa dedicou Tutameia.

Rosa deixara boa parte de seus escritos com ela que os entregou a uma instituição da USp.Ela possuía as edições alemãs de Corpo de baile. Conversamos sobre a vida de Rosa , detalhes interessantes. Conheço Sônia, prima da Maria Olga, parenta da primeira mulher de Rosa, que também sabe elementos importantes desta história. Misterioso Rosa.
Paulo. costa Franco conviveu com Rosa quando servia no Itamaraty no Rio.Conheceu na Alemanha um amigo diplomata de rosa, mencionado na correspondência do tradutor alemão de Rosa Curt Meyer Clason.

Sofia, que se foi

Baudelaire celebrou , os gatos que são amados igualmente pelos “amorosos ferventes e os sábios austeros”.este poema serviu para um extraordinário exercício de análise estrutural por Lévi-Strauss e Roman Jakobson. Os gatos, poderosos e doces, orgulho da casa.
Amigos da ciência e da volúpia procuram o silêncio e o horror das trevas. Sofia era assim, gostava como os de sua espécie de dormir muito, mas também de saltar , de correr mesmo em cima de minha mãe quando esta no fim de sua vida ficava muito tempo na cama. Era arisca, irritável.Por isto foi castrada por uma prima veterinária, que veio se especializar no Rio, a filha de Pingo. Quem a trouxe para casa foi Letícia que a ganhou de Evelise para quem trabalhou numa empresa de comunicação. Quando minha mãe se foi veio para minha casa. Depois chegou Isabel, mais jovem que ela adotou como filha , deixando -se amamentar a outra. Creio que se tratava de uma espécie de gravidez histérica que produzia leite!?
Era conhecida de Ana Lúcia que gostava que ela fosse encontrá -lá e falava de suas mordiscadas.Fiz um quadro sobre as duas que Ana Lúcia achou por demais humanizada. E nas variações que fiz das Meninas coloquei sempre uma gata no lugar do cachorro de Velasquez e Picasso.Gostava de caçar pombos na varanda e talvez isto tenho sido a causa de sua morte.Zélia a levou a uma pet a beira do carnaval. Foi tosquiada, mas os vômitos que se atribuía a comer pelos não resolveram a questão com a pasta que foi fornecida.Escondia-se por demais. Passei desesperado procurando por ela estes últimos dias. Só a descobri no fim da tarde embaixo de uma estante no escritório.Dormia muitas vezes na minha cama. Ficava próxima sempre e aliava as minhas pernas por duas vezes.Mesmo quando sentado subia na minha poltrona ou na mesa em que eu escrevia. Arranhava enfurecida as poltronas da sala.Gostava de beber água na pia.E também dormia no banheiro, ou em cadeiras, na beira da porta de entrada. Ou numa poltrona da varanda onde dormia por meses.É uma parte de uma estória que se acaba.baudelaIRe dá-lhes um caráter subterrâneo dizendo que o Érebo os teria tomado para seus cottrdores fúnebres se pudessem submeter-se a savidão. Sofia era orgulhosa e independente mesmo. Não gostava que a alisassem a não ser na cabeça e sobre o pescoço.realmente com seu pelo branco com pintas amarelas era realmente como que uma pequena esfinge sonhadora que parecia mergulhar em um”sonho sem fim. Seu pelo brilhante parecia mesmo produzir fagulhas mágicas,deitada na varanda com seus olhos tranqüilos eixos. E o amarelo de uma parte de sua pelugem é como ouro que revela como no poema de baudelaIRe “suas prunelles mastigues. Adeus Sofia. Fui te levar a noite ao Impa depois de procurar apoio clinico. Sumida e escondida , hoje quando a descobri percebi que era grave porque miou algumas vezes de frma que expressava sofrimento. Neste meio tempo Bebel, sua amiga menor estava o tempo todo a meu lado e não parecia interessada em procurá-lá, em fazer-lhe companhia.

Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade, IX Volume dos Ditos e Escritos de Michel Foucault, em processo de edição pela Forense Universitária

Este nono volume que chamei genealogia da ética, subjetividade e sexualidade começa com a anaálise de um texto princeps da literatura erótico -ou pornô – My Secret. Life por Michel Foucault.
Na era de Google, facebook em que a privacidade é posta a prova de mil formas a leitura deste texto de Foucault lança um luz especial sobre nossa atualidade.
Traduzido por Abner Chiquieri, ele entra na fase de revisão por mim depois que Rebeca fez uma cuidadosa revisão gramatical e sintática da tradução.
Ele será publicado um pouco depois do Oitavo volume consagrado a justiça e a penalidade que deve sair até o dia 28 de fevereiro.