Arquivo para abril de 2011

JACQUES-ALAIN MILLER CONCLUI EM LONDRES CONFERÊNCIA DA NEW LACANIAN SCHOOL- LER UM SINTOMA

O Congresso de Londres da NLS realizado neste mês em Londres  teve sua conclusão com o anúncio dos trabalhos do próximo ano feito por JAM que anunciou o tema do próximo congresso “Ler um sintoma”.Leonardo Gorostiza abriu o Congresso com a conferência ” O gozo e seus meteoros” .Falou de sua experiência como analisante e do passe . Deu conta do que é ter um efeito real sobre o gozo através dos semblantes. O próximo Congresso se realizará em Tel Aviv em 2012.

Eis alguns elementos do que disse JAM sobre ” Ler um Sintoma”:
SABER LER CONSISTE EM POR A DISTÃNCIA A PALAVRA E O SENTIDO QUE ELA  VEICULA A PARTIR DA ESCRITA COMO FORA DO SENTIDO, COMO LETRA.”

A LEITURA VISA A MATERIALIDADE DA LETRA QUE PRODUZ O ACONTECIMENTO DE GOZO”. O GOZO INICIAL NÃO É PRIMÁRIO. PRODUZIDO POR UM SIGNIFICANTE. HÁ UM CHOQUE INICIAL, UM ACONTECIMENTO DE CORPO QUE SE REITERA. O SINTOMA É A REITERAÇÃO DE UM MESMO UM. SUA PERMANENCIA LHE DÁ OUTRA CONSISTENCIA , DIVERSA DAS  FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE, É O QUE NOS DÁ DE MAIS REAL. A INTERPRETAÇÃO VISA ALÉM DAS MIRAGENS DO SENTIDO, A FIXAÇÃO DO GOZO, A OPACIDADE DO REAL”.

ESTA ORIENTAÇÃO SERVE NÃO APENAS A NLS MAS AO CAMPO FREUDIANO EM GERAL, NO MUNDO.

mbm

Italia decide paralizar construção de novas instalações nucleares e mudar plano energético nacional

O governo Berlusconi tinha entre seus objetivos principais a construção de novas usinas nucleares até 2030 dotando a Itália de energia elétrica proveniente de centrais nucleares que iriam produzir 25% da energia do país. Depois do acidente de Fukushima    o governo abandonou este projeto e vai rever completamente o uso da energia nuclear na Itália.Iniicialmete após a catástrofe no Japão o governo Berlusconi não pretendia abandonar o plano de retorno ao nuclear que devia iniciar a construção de novas centrais que deveriam começar a funcionar em 2020. Mas  como 75% dos italianos se opõe ao uso da energia atômica o governo decidiu rever seus planos tendo em vista a realização de eleições municipais proximamente e também porque elementos da atual coalizão se opõoem ao nuclear.

Gilberto Gil faz extraordinária canção para Cordel encantado

Il miglor fabro da música popular brasileira e além do popular Gil compos e escreveu e canta uma pequena joia musical que se ouve em parte na abertura da novela da Rede Globo.

Mais do Chambord e o Sertão fica o eco e as ressonâncias desta criação especial, algo assim como foi o que ele fez de mágico e mítico para o sítio do picapau marelo

Na França o conselho municipal de Estrasburgo, sede do Parlamento europeu, propõe o fechamento da velha usina nuclear de Fessenheim

O movimento ecologista e agora a municipalidade de Estrasburgo propõe o fechamento da central nuclear de Fessenheim.  Trata-se da mais antga central nuclear francesa, construída na Al´sacia em 1977 com previsão para durar 30 anos. .iO acidente de Fukushima agora elevado ao nível de Tchernobyl provoca uma reavaliação internacional do uso civil da energia nuclear. A França, país que esteve muito atenta ao acidente no Japão e cujo presidente N. Sarkozy propôs uma regulação internaciona do uso da energia atômica  é um país onde se concede especial para o problema pois cerca de 80% da energia elétrica do país vem de centrais nucleares. Os políticos do Partido Socialista,  da UMP e os Verdes votaram unanimente para fechar esta usina, situada a 80 km de Estrasburgo, cujas condições de segurança estão ultrapassadas.

Mas apenas o Estado pode decidir o fechamento da usina. Não é apenas uma questão municipal. Mas a decisão tomada é um sinal de um movimento que não deve parar e vai bem além da localidade.

Situada na fronteira da Alemanha, do Badde Wurtemberg e da Suiça, a população destas regiões pressiona também para o fechamento da velha central françesa. E agora recentemente os verdes estão no poder no Badden Wurttemberg.

Fukushima= Tchernobyl segundo Agência japonesa de segurança nuclear

O nível do acidente nuclear de Fukushima que antes fora situado no nível 5, depois elevado ao nível 6 foi agora situado pelos japoneses no nível 7, o mais alto, no mesmo patamar que o de Tchernobyl.

Os reatores japoneses não explodiram como os da usina nuclear russa mas foram fortemente afetados porque o sistema de resfriamento da usina foi atingido pelo Tsunami que se seguiu ao terremoto que alcançou 9,1 na escala Richter . A região de Fukushima foi atingida esta semana por mais dois terremotos acima de 6 graus e um outro atingiu a região próxima de Tóquio.

Mass murder estilo Columbine carioca. Ex-aluno atira em colegas em Escola de Realengo – 12 mortos e 17 feridos. Mass murder type Columbine dans une école de Rio de Janeiro. Um ex-éleve tire et atteint mortellent 12 collègues dans le faubourg carioca de Realengo

Um ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo atirou e feriu mortalmente 12 alunos e atingiu 17 no tórax e na cabela 17 outros alunos. o atirador se matou com um tiro na cabeça depois de ferir um atirador na perna.

Crimes de massa deste tipo tornaram-se particularmente conhecidos nos Estados Unidos. Agora ocorre um crime deste tipo no Brasil. O autor dos disparos chamava-se Wellingotn de Oliveira e deixou um escrito descoberto depois de seu suicidio.

A Presidente Dilma Roussef manifestou séria preocupação com o evento solicintando mais informações ao Ministro da Justiça.

O TGV françês comemora 30 anos depois de destronar o avião em certas linhas

O trem bala françês o mais veloz do mundo comemora os trinta anos do inicio da linha Paris Lyon em 2h40m. A primeira linha foi inaugurada em setembro de 1981. Alston produziu 540 locomotivas TGV a SNCF -a companhia ferroviária francesa que lanlou os trens mais veleozes do mundo. Nas linhas para LYon, Marseille, Strasbourg e Montpellier o TGV destronou o avião tornando-se um meio de transporte popular. Nos últimos trinta anos 1, 7 bilhos de passageiros tomaram o TGV françês.

Mayor -Os primeiros caçadores de fósseis- The first fossil hunters – Princeton

Adrienne Mayor em uma obra que recorre a autores da antiguidade clássica e a paleontologia e a geologia chega a surpreendente resultado – Mamutes, grifos e outors mitos da antiguidade clássica estão conectados a elementos reais  de animais fósseis que exisitiam em sitios do mundo grego-romano.

Françoise Gilot e as telas de Picasso sobre o choro de Dora Maar

Longe de ser uma visão negativa da mulhe G ilot também pintora via nas telas de Picasso uma expressão do sofrimento feminino e humano bem além de uma crítica de Picasso a sua mulher.

Lacan e Picasso sobre as irmãs Papin

No livro Propos sur l´art com declarações de Picasso sobre a arte da pintura e as artes em geral ele trata do crime das Irmâs Papin que Jacques Lacan estudou em um texto na década de 30. Este drama foi mais tarde  transformado em peça de Teatro por Jean Genet. Lacan analisa esta passagem ao ato no quadro das psicoses. Picasso afirma que isto era retirar do ato sua dimensão trágica. Não me parece que a leitura de Lacan retire a dimensão trágica do ato.