Arquivo para novembro de 2009

Vitorioso nas eleições no Uruguai-José Mujica seguirá exemplo de Lula

O candidato José Mujica venceu as eleições presidenciais no Uruguai. Disse que seguirá o exemplo do Presidente do Brasil que sem fazer revolução tirou 50 milhôes de brasileiros da pobreza.

Mujica, antigo guerrilheiro, como Ortega da Nicaragua derrotou o conservador do partido Nacional Luis Alberto Lacalle.

Judith Miller fala ao “Clarin” de Buenos Aires- somos todos proletários

!cid_3342360315_79299`Presente em Buenos Aires no XVI Encontro do Campo Freudiano e no Encontro Americano Judith lembra Jacques Lacan que dizia em 1978 : há uma mudança do capitalismo que conduz a uma reedição de si mesmo através de uma atividade que nada tem a ver com o desenvolvimento de um historial que será puramente financeiro.” Haveria um efeito para isto. A crise que com dificuldade parece começar a ter fim reduz todo mundo a condição proletária. Há que entender ou interpretar isto. Trata-se de um estado de precarização a nível global, mundial a que todos estão submetidos. O exemplo dos suicidios em série na França na empresa France Telecon aparece como um sintoma desta precarização generalizada no momento atual da história humana. E quanto mais se trabalha sobre o tema da segurança mais aumenta a insegurança.

Pascal e a loucura – Os homens são tão necessáriamente loucos…

A epígrafe da primeira edição da ” História da loucura”  era-:Os homens são tão necessariamente loucos que seria uma outra forma de loucura não ser tão louco quanto eles.

Astúcia e novo triunfo da loucura, termina M. Foucault.

Filme de Claude Lanzmann sobre a Shoa

O filme de Claude Lanzmann  sobre a Shoa, nunca foi exibido no circuito cinematográfico nacional. Uma peça importante da reflexão sobre o genocídio na era cotemporânea, sobre o caráter concentracionário do laço social nunca foi vista nem discutida seriamente entre nós.

O roteiro do filme foi editado em françês pelo Seuil.

Minaretes na Suiça- os suiços votam não

O Não foi vitorioso no  plebiscito realizado hoje na Suiça sobre a construção de minaretes no terrtório da Confederação Helvética a partir de uma proposição da direita populista. 57 % dos votantes opôem-se a construção dos minaretes. O resultado foi uma surpresa. Não se trata de interditar a religião muçulmana mas os minaretes, de certa forma, um símbolo do Islâ, ainda que em território suiço onde habitam 400 000 muçulmanos dos minaretes não se convida para a prece.

Chagall no Museu Nacional de Belas Artes

A exposição Chagall no Museu de Belas Artes no Rio é um sucesso de público. Os quadros são na sua maioria de colecionadores brasileiros. Não se trata de uma paleta muito ampla mas as telas são lindas. Extraordinárias são as gravuras; a reflexão poética de Chagall sobre a Bíblia cobre quase todo o antigo Testamento. Chagall ilumina, reflete, exalta, canta, dramatiza revela as histórias de Jacob, Abrãao, José, -José e os irmãos, e a mulher de Putifar, Interpretando o sonho do faraó- David, salomão, Saul, Isaias, Moi´ses, Josué, Abraáo, Jacob e Sara. A parte do sonho em Elias, José é objeto de atençao especial por Marc Chagall.

Maravilhosas é a série consagrada a Dafnis e Clóe, a fórmula da revelação da diferença sexual segundo Lacan. Brilham o vermelho , o azul e o verde nestas gravuras em que transparece a luz e a cor do mediterrâneo.

Recebem uma tratamento particular La Fontaine e suas fábulas e também Gogol. Um pequeno filme feito por R. d´Avila ilustra um pouco a história do artista e mostra sua fórmula para a felicidade nas palavras de sua segunda mulher: parece ser o trabalho. Mas de forma mais simples a resposta de chagall  é : uma mulher.

Loughborough- Tecno-ciência para o esporte olímpico na Universidade

Loughborough é o principal campus universitário da Inglaterra na área do esporte. As federações esportivas internacionais não dispõem de equipamentos e infraestrutura que a ela se compare.

 Sua piscina e sua pista de atletismo, assim como sua imensa sala de atletismo chamam fortemente a atenção. Na sala de atletismo o sonho do panótico, a imaginação mais louca dos primeiros cienastas a filmarem o movimento humano tem a sua capacidade multiplicada. Há cerca de quarenta câmeras que filmam  os ginastas em ação a partir de todas as perspectivas, de todos os ângulos. Estas imagens vão ser tratadas pela computação para fazer modelos como se fossem jogos de vídeo. Novas técnicas podem sair deste trabalho .

O custo para cada atleta por ano é de cerca de 3400 euros. A Universidade é o laboratório mundial para os jogos Olímpicos de 2012 na capital inglêsa. Esportistas  jjaponeses preparam-se aí para os próximos jogos.

A pesquisa esportiva gasta aí por ano cerca de 5 milhões de euros, estudando a performance dos materiasi. As grandes marcas do esporte estão associadas a este trabalho.

 Estuda-se também aí a melhor bola para a próxima Copa do Mundo. Estuda-se as bolas, seus choques e trabalha-se as imagens pela computação em três dimensões.

Para a Olímpiada do Rio qual vai ser o dispositvo técnico-científico que vai ser montado? Será que vai haver algum?

Transporte em Tóquio- interessante reportagem no Bom dia Brasil

Com 286 km e 12 linhas o metrô de Tóquio, e o transporte de ônibus na capital japonesa, articulado a internet e aos celulares, com uso inteleginte do mundo digital é algo que merece ser objeto de estudo e atenção no Rio e outras cidades brasileiras.

Aqui o sistema de ônibus não tem qualquer articulação interna em termos digitais ou informáticos. Nem mesmo telefones celulares funcionam com trocadores ou motoristas. Nemhuma informação pública precisa existe no sistema. Há contrôles externos de câmeras,para velocidade e funcionários que controlam talvez mais a circulação financeira do que o tempo e a posição dos veículos no trânsito.

Queda de Dubai afeta mercados financeiros na Ásia e na Europa

 Sem capacidade de honrar suas dívidas  a situação de Dubai veio colocar uma interrogação sobre a recuperação em curso da economia internacional. Ligada a grandes empresas do setor automobilistico e aeronáutico – como a Eads – a crise de Dubai afetou a bolsa de Tókio e Hong Kong e, atinge Shangai. As bolsas européias cairam cerca de 3% no dia 26,  O recuo foi sentido em Paris, London e Frankfurt ontem.

Wall Street com o feriado de Thanksgiving deve responder a este  fenômeno hoje.

Domingo, 29 o Banco central dos Emiratos socorreu Dubai em crise.

 O temor do efeito da crise em Dubai nos USA não é muito grande. Esta falência não tem a importância da que ocorreu com Lehman Brothers.

Preconceito contra o Islâ na Imprensa

A atititude contra as grandes civilizações não deve ser de ódio. Referindo-se ao Islã è o que dizia Michel Foucault.

Jam criticando Houellebecq  diz Islam religion de la plus haute spiritualité! Voir par exemple de Christian Jambert, LÁcte d´être, La Philosophie de la révélation che\ Mollà Sadrà, Fayard 2002. Islâ des sufis, Islan des savants, Isalnd des grands austères, Islan érotique! Islan de Grenade et Isan d´Isphaan! Island de Samarkand a Kano. Islan de Goethe et Isan d´Aragon.

Há traudção em português do Neveu de Lacan , pela Forense Universitária onde se encontra este pequeno comentário.

Útil para os jornalistas ou cômicos multilingues que só leem fragmentos sobre os líquidos corporais e simultaneamente pedem desculpa. E isto quanto a um dos jornalistas nossos- finalmente ele conversa num talk show noturno, que quanto a este detalhe cede bastante ao furor ambiente. E que malgrado convidar alguns que fazem do ataque sistemático a Lula um bom comércio, é talvez o que de melhor há na nossa tv.